30 de set. de 2011

Denuncie Tráfico Animais Silvestres

Vira e mexe temos a notícia de apreensões feitas pela fiscalização do Ibama ou das Polícias Florestais de animais silvestres sendo vendidos ilegalmente;

Subject: ocorrência de tráfico de animais silvestres do MS para a Capital de SP


Trata-se de uma apreensão realizada por uma de nossas Patrulhas Ambientais, no município de Presidente Prudente. A ocorrência foi atendida na madrugada de quarta-feira passada e culminou com a apreensão de 200 filhotes de papagaio que estavam sendo traficados do Mato Grosso do Sul e tinham como destino a Capital.

papagaios01
Infelizmente, cerca de 50 filhotes já estavam mortos.
Os filhotes foram destinados a uma instituição da região para os devidos cuidados. Contra os traficantes foram arbitradas multas que totalizaram R$ 311.500,00, além da responsabilização penal imposta. O resultado, em que pese indesejado, decorre da intensificação das ações de fiscalização desencadeada em todo o Estado.


papagaios02

Coronel PM – Comandante - Comando de Policiamento Ambiental
Rua Colônia da Glória, 650 - Vila Mariana  - São Paulo – Capital 
Fone: (11) 5082.3330  
     
"JUNTOS, FAREMOS UMA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL CADA VEZ MAIS FORTE"
Quando ocorre dependendo das condições em que foram encontrados, estes são encaminhados para a um local denominado Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas. De acordo com a Lei nº 5.197/67, os animais silvestres são propriedade do Estado, então, esses Centros podem ser gerenciados pelo próprio Ibama ou por outras Instituições, em sistema convênio ou parceria, sob a supervisão do Órgão, existem aproximadamente 117 Cetas no país, o que é pouco devido a demanda de apreensões que infelizmente é alta.

maus_tratos1

A escolha estratégica dos locais para implantação ou reforma, considera os estudos relativos à rota do tráfico, além da proximidade de universidades aeroportos. Todas essas medidas visam, além de oferecer local e condições adequadas para a recuperação e a destinação desses animais, possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e o aperfeiçoamento técnico por meio de parcerias com universidades. 

Os Centros de Triagem são apoiados e supervisionados pelo Ibama por meio de termos de cooperação técnica normalmente pertencem à instituições científicas, jardins zoológicos, empresas privadas, fundações e secretarias estaduais ou municipais.

maus_tratos2 (1)

O trabalho de recepcionar e triar animais implica em registrar a entrada de cada indivíduo; identificando qual é a espécie e o sexo (quando possível), buscando o máximo de informações quanto ao local em que foi capturado e o tempo de cativeiro; verificando qual é o habitat da espécie; e alojando os animais em local adequado para receberem o devido tratamento. Após serem examinados, os animais ficam sob quarentena para receber nutrição adequada e sob observação para identificar o aparecimento de possíveis doenças. Durante esse período, a equipe de técnicos do Cetas estuda o melhor destino para os animais.

maus_tratos31

Para que um Cetas funcione a contento, precisa dispor em seu quadro de pessoal, no mínimo, um biólogo, um médico-veterinário e tratadores pois são atividades complexas e requerem bastante conhecimento de quem as desempenha. Por trata-se de empreendimento oneroso e que lida diretamente com vida, as suas atividades não podem ser interrompidas repentinamente por falta de recursos. Dessa forma, os Cetas normalmente são vinculados à pessoas jurídicas ou a órgãos de governo.

maus_tratos4

Nos últimos anos, uma média de 45 mil animais foram apreendidos, anualmente, em todo território brasileiro. As aves representam a maior parte dos animais traficados e, em seguida, observa-se um número maior de répteis, seguido pelos mamíferos. Esses animais recebem tratamento nas unidades dos Centros de Triagem de Animais Silvestres – Cetas, onde são recebidos, recuperados e devolvidos à natureza, dependendo das condições em que se encontram, durante o processo de tentativa de reabilitação, muitas vezes a devolução ao seu habitat se torna impossível, os animais acabam sendo destinados aos jardins zoológicos ou criadores de animais silvestres, devidamente registrados junto ao Ibama.

Precisamos de mais CETAS? Sim, eles são necessários, mas o combate ao tráfico de animais silvestres deve estar mais atrelado a campanhas educacionais efetivas, bem como, fiscalização firme e as punições aplicadas conforme a lei de crimes ambientais. As condições em que muitos animais chegam aos centros de triagens são inexplicáveis e inadmissíveis.
Então pense muito bem caso tenha passado pela sua cabeça ter um animal silvestre em casa, a maioria morre no caminho, ao comprar estará compactuando com o crime, ajude denunciado a prática, não tenha em sua consciência a morte destes seres indefesos diante das ações humanas!

Fonte: IBAMA e Projeto CETAS Brasil








27 de set. de 2011

Bóris Schnauzer, o resgate do ‘resgate’


Esta postagem é dedicada a todas as pessoas, sites e blogs que divulgaram o caso do desaparecimento do pequeno Bóris ocorrido em 14 de setembro em torno das 7:00 da manhã, e que na data de hoje (27.09), conseguimos localizar onde se encontrava, e que agora está de volta a sua verdadeira família.
boris_encontradoA História por trás da história
Quando postei o vídeo da saída de Bóris do imóvel, e de sua aflição para retornar a casa, o fiz, na intenção de que a pessoa que supostamente houvesse resgatado Bóris da calçada, visse e soubesse que ele tinha família e que queria estar com eles, porque já havíamos colocado faixas e distribuído panfletos de procura-se na região, e que até então ninguém havia ligado para devolve-lo, talvez já estivesse se apegando ao pequeno, não pretendendo devolve-lo, o que de fato estava ocorrendo.

Hoje, sai as 8:30 em direção a Serra da Cantareira, com o pensamento de que voltaria com o Bóris nos braços, e isso ocorreu graças a vizinhos, conhecidos e outras pessoas que fui conhecendo pelo caminho, uns me auxiliaram e outros bem que tentaram me atrapalhar…
A manobra de retorno do corsa vinho, onde concentrei meu palpite, estava certa, e graças a outras imagens, consegui ver nitidamente a placa do carro, e conseguir os dados do proprietário do veículo, e seu endereço e fui até o local para buscar Bóris. Mas este não estava lá.
O motorista do corsa havia dado carona a um conhecido (o carona que aparece o braço para fora do corsa), e este conhecido era quem havia retirado Bóris da calçada e o estava mantendo em sua residência. Entretanto o motorista não sabia o correto endereço  do outro, somente um local aproximado próximo a Atibaia.
Minha sorte foi escolher como meu motorista, o ex-caseiro da casa que conhece todas as pedras e trilhas da serra da Cantareira, senão nunca teria chegado até Bóris hoje.
E ao chegar ao local, tive que usar além do meu tom de voz mais alto, uma grande dose de pressão, e o celular engatilhado com o número da delegacia mais próxima…., o que acabou não sendo necessário.
Aos que torceram pela volta de Bóris, e também para aqueles que disseram outras coisas, gostaria de dizer que na realidade Bóris não mora naquela casa onde saiu e foi levado por estranhos.
Por ter feito o cartaz de Bóris e estar divulgando incessantemente o “cartaz de procura-se”, muitas pessoas entenderam que eu era sua tutora, mas eu não sou. Muitos simpatizantes da causa animal acreditam que eu sou protetora de animais, mas eu me considero somente uma ativista em defesa dos direitos dos animais, pois tenho uma profissão que exerço há muitos anos na mesma empresa, e que eventualmente me concede umas “saídas”, quando nas imediações da minha residência ou do meu trabalho, algum animal precisa ser ajudado.
Como eu já havia mencionado, Bóris é o cãozinho das netas do meu chefe, e mora em um apartamento na Zona Norte, e estava provisoriamente hospedado ali somente há 3 dias, porque uma pessoa da família estava hospitalizada, fazendo que todos revezassem idas e vigílias ao hospital, e que poderiam fazer com que Bóris ficasse sozinho por dias. E foi por esse motivo que Bóris foi levado a casa da serra, onde desapareceu. E foi este o motivo que me levou a buscar o Bóris como se ele fosse meu.
A saúde de Bóris
Logo que chegamos da serra, ás 15:00 - Bóris foi levado a seu veterinário habitual, porque estava com o olho vermelho e com carrapatos dentro de sua orelha. Estava mais magro e um tanto mais excitado do que sua personalidade habitual, talvez porque no local onde ele estava sendo mantido, vi outros cães maiores e menores do que ele, e Bóris até então não tinha tido contato com outros cães, pois acaba de fazer 1 aninho.
O hemograma de Bóris acusou a Doença do Carrapato, além da anemia, e o exame clínico também acusou que ele está com uma das patas doloridas, amanhã fará um raio-x.
Slide9
Para aqueles que ainda estão a procura de seus animais desaparecidos, desejo sorte e rezo para que sejam encontrados, e para aqueles que nunca perderam seus animais, não esqueçam de identifica-los, com coleira e um número de telefone neutro, para que não corram o risco de ouvir desaforos quando o que esperamos nestas horas é esperança e solidariedade.
boris_encontradop
Marli Delucca
E novamente o meu obrigado a todos que carinhosamente divulgaram o caso e que continuam a divulgar outros casos de animais desaparecidos, em especial a;
http://adotacao.blogspot.com
http://www.anda.jor.br
http://apaixonadosporbichos.blogspot.com
http://johnnypet.blogspot.com
http://www.jornaldaserra.com.br
http://www.sidneyrezende.com




26 de set. de 2011

BÓRIS DESAPARECEU EM 20 MINUTOS


Por volta das 7:15 da manhã do dia 14 de setembro, Bóris, o schnauzer desapareceu da frente da casa na Av. das Palmeiras – Parque Petrópolis, na Serra da Cantareira que fica entre a cidade de São Paulo e Mairiporã.
PROCURA-SE
Por um descuido do caseiro, ao colocar o lixo para fora, Bóris saiu ao lado dele e foi em direção a calçada do lado contrário a visão do caseiro, que retornou a casa e fechou o portão.
Bóris então foi em direção a avenida, e ia quase de encontro aos carros e ficava a frente destes e corria de volta para o portão da casa, talvez na esperança de que algum carro pudesse abrir o portão da garagem, que ele conhecia.Depois de várias tentativas de atrair algum carro que abrisse o portão, Bóris se deitou a frente da garagem, e depois de 20 minutos quando o caseiro percebeu a ausência do cãozinho, e foi procurá-lo na avenida não o encontrou mais.
Faixas e panfletos, a procura de Bóris foram colocados em vários locais da Serra da Cantareira/SP, mas vários dias se passaram e ainda não temos nenhuma pista sobre o paradeiro de Bóris.
A cidade de Mairiporã, é um dos locais em São Paulo, que mais concentra sítios e chácaras de Protetores de Animais, e já entrei em contato com várias delas para que me ajudem a encontrar Bóris, que é o cãozinho das netas do meu chefe.
Recompenso quem devolver Bóris, favor entrar em contato nos telefones 0800-725-8575, ou no meu e-mail msdelucca@gmail.com ou aqui no blog.
Abaixo, o vídeo gravado pela câmera de segurança, com a sequência entre a saída e o desaparecimento de Bóris.
.link do vídeo ‘.youtube.com/watch?v=vEFUPoaAfXs&’
Peço a todos que ajudem a divulgar o desaparecimento de Bóris, para quem quer que o tenha levado talvez pensando que este estivesse abandonado, veja o apelo e devolva o cãozinho a sua família aonde é muito amado. E para que todas as pessoas percebem a importância de identificar seus animais e mante-los com identificação mesmo estando dentro de suas residências, pois é dentro de seus lares que ocorre a maioria dos desaparecimentos de animais, por um pequeno descuido, e por apenas alguns minutos, seu animal de estimação pode se perder para sempre.

Julie foi sequestrada

julie_procuraseE a procura por Julie a York Shire sequestrada quando sua casa foi assaltada no bairro da Mooca, também continua, depois que cartazes foram espalhados com o telefone da residência, ligaram para pedir uma grande soma em dinheiro para devolver a cachorrinha que alegavam estar dentro da favela da Vila Prudente, entretanto na hora e local combinado para a entrega de Julie, ninguém apareceu.
E para evitar os trotes e malfeitores, o contato para a devolução do Bóris e da Julie é no telefone 0800-7258575 do programa Max Identidade, que beneficia Protetores e ONGs que cuidam de animais. Para cada animal identificado, um quilo de ração é doado. Identificando seu animal, você ajuda a alimentar um animal carente.

doacao1toneladaGraças ao programa Max Identidade, 900 animais entre cães e gatos, foram alimentados com a doação de 1 tonelada de ração no começo de agosto passado. Infelizmente essa ração já acabou, pois para alimentar 900 animais precisamos em torno de 6 toneladas ao mês, mas esperamos que a Max Identidade possa além de ajudar animais a voltarem para suas famílias, a alimentar mais e mais animais que ainda não tem lares.
da direita=> Márcio da ABEAC–Associação Bem Estar Animal Amigos da Célia; Márcia do grupo dos 300 Anjos-300 Corações, Marcelinho Protetor,e eu, Marli Delucca, e Luiz Claudio Azevedo- CEO da Total Alimentos, e ao fundo a uma tonelada de ração doada pela MAX IDENTIDADE.

Obrigado a todos os blogs e sites que estão divulgando o caso do desaparecimento do Bóris
> Blog do Johnny
> Apaixonados por Bichos
> ANDA – Agência de Notícias Direitos Animais
> Jornal da Serra da Cantareira
> Sidney Rezende
> Adotação

23 de set. de 2011

Campanha contra Consumo de Sopa de Barbatanas de Tubarão

(Vídeos) O tubarão é um animal imprevisível, indomável e selvagem, dotado de uma série de características que o fazem uma das mais bem sucedidas "máquinas" mortíferas da natureza. Entretanto, o tubarão é também um dos animais mais incompreendidos pelo ser humano, mas na verdade trata-se de uma das criaturas mais dignas de admiração e respeito do que propriamente de medo.

Campanha contra Consumo de Sopa de Barbatanas de

Todos os tubarões são peixes e sua existência na Terra data de aproximadamente 450 milhões de anos - ou, em outras palavras, eles são fósseis vivos! Os tubarões são uma das obras primas da natureza, tão eficientes que não precisaram mudar em quase nada para sobreviver.

Tanto para o ecossistema como para o ser humano, os tubarões são de grande importância. Por serem grandes predadores, estão no topo da cadeia alimentar e contribuem para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas. Além disso, muitas vezes se alimentam de bichos doentes e velhos.

Estudos dizem que 73 milhões de tubarões são mortos por ano por causa de suas barbatanas. As barbatanas são usadas em um prato tradicional  — a sopa de barbatana de tubarão — onde as barbatanas são cortadas dos tubarões ainda vivos, e eles são então atirados de volta ao mar, e o tubarão vai sangrar e sofre até a morte. A prática dessa culinária medievail é cara e muito apreciada pelos japoneses e chineses, seu alto custo transformou a sopa em símbolo de status na China — o prato pode custar algo equivalente a 200 reais.

Nesse momento é importante lembrar que se todos os tubarões forem mortos não haverá como tirar qualquer benefício deles - e ainda por cima, isso causaria um desequilíbrio ecológico de enormes proporções.

Dezenas de milhões de tubarões são mortos por ano para a produção da sopa segundo a organização internacional WildAid.

Mas, a matança do tubarão continua e, por isso, o mais famoso atleta chinês, o ex-jogador de basquete Yao Ming também participa da campanha.

A mensagem é simples: “Quando pararem de comprar, a matança pode parar também”, diz Ming na propaganda. (vídeo abaixo)

Existem cerca de 400 espécies de tubarão e, dessas, apenas 33 têm registro de ataques a seres humanos. Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana. O que geralmente ocorre é que o tubarão se engana - isso mesmo, eles pensam que um surfista é uma suculenta foca, ou tartaruga. Quando nadamos, produzimos sons e vibrações na água muito parecidas com a das presas do tubarão. Então, ele vai até o infeliz banhista, morde e vai embora (ele pensa, "não é isso que eu queria"). O problema, é que a vítima muitas vezes não resiste aos ferimentos provocados pela mordida e morre.

Na imagem acima a direita, está o mergulhador Vincent Canabal, costuma descer até águas profundas do mar das Bahamas, no Caribe, para alimentar à mão alguns tubarões. — Os tubarões parecem bastante assustadores quando abrem a boca. Você tem que ter muito respeito, atenção e estar mentalmente focado — completou.

No vídeo abaixo Yao Ming, explica sua ligação com a WildAid.

Desde então, Yao apareceu em uma série de comerciais e fez incontáveis aparições públicas para divulgar a realidade sangrenta da indústria mundial de barbatanas de tubarão – mostrando aos companheiros chineses como a demanda do país estava aniquilando essas elegantes criaturas dos oceanos, e tentando convencê-los de que servir o prato em casamentos e banquetes não é um sinal de sofisticação e sim de ignorância.

20 de set. de 2011

Roberto Carlos e o carinho com os outros 'seres vivos'


No dia 16 deste mês, o cantor Roberto Carlos, foi entrevistado no “Programa do Jô” transmitido pela TV Globo, e algumas das perguntas feitas pelo entrevistador Jô Soares, dizia respeito a relação de Roberto Carlos com os animais.
Como de hábito, e para qualquer assunto, para qualquer um de seus entrevistados, Jô Soares sempre aborda suas perguntas em tom jocoso e irônico, e com Roberto Carlos não foi diferente.
Jô soares fez questão de somente fazer perguntas sobre histórias inusitadas com as quais ele pudesse fazer algum tipo de deboche, fazendo com que a imprensa noticia-se que Roberto Carlos sofre de manias e transtornos obsessivos e que uma curiosidade era a de que ele tem uma lagartixa que vive há anos em seu quarto.
caparc
Preferi então postar esse trecho da entrevista, para que assistindo possam perceber, que apesar de Roberto Carlos ter respondido no ‘clima' do “programa do jô”, não devemos nos esquecer que ele há mais de 30 anos, vem do seu jeito e com suas letras e músicas, tentando transmitir ao seu público a defesa dos animais e do meio-ambiente.
“Eu queria ser civilizado como os animais!”, é o refrão da música ‘O Progresso’, lançada em 1976, muito antes do tema ecologia entrar na ordem do dia. Nos versos da música, Roberto Carlos já evocava os problemas com a caça predatória das Baleias.
E mesmo para quem não aprecie o gênero musical de Roberto Carlos, é gratificante saber que esse e outros refrões, fizeram dele o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo.


“…Meu cachorro me sorriu latindo…”, é também uma frase famosa contida na música “O Portão” de Roberto Carlos.
Certamente se soubermos pedir via twitter, quem sabe o Rei Roberto Carlos, não comporia uma linda música para conscientizar mais pessoas sobre a importância da esterilização de animais domésticos, sobre a guarda responsável e sobre a tristeza e o sofrimento que passam os animais que são abandonados nas ruas.
Aos que gostarem da sugestão sugiro ‘robertocarlosajudenosasalvarosanimaisderua’ e o twitter dele é @siteoficialrc .

youtube.com/watch?v=4p2fmlR8GPw&
.










17 de set. de 2011

GOL MALTRATA E MATA CACHORRO

 

"MAUS TRATOS DA GOL MATA NOSSO CÃOZINHO POR PARADA CARDIORESPIRATÓRIA”

gol_mata_cao

Na caixa desde as 5h da manhã, Santiago, nosso cãozinho da raça pug, viajaria conosco de SP para Vitória/ES na última terça-feira, 13 de setembro.

Fizemos todo o procedimento exigido pela Gol Linhas Aéreas, porém, alegando falta de tempo para realizar o procedimento adotado por eles, fomos transferidos para um voo direto das 10:50 ao invés das 7h,mas estávamos tranquilos porque o anterior havia escala.

Este voo atrasou mais de 3 horas, preocupado com o calor que fazia, meu marido estava desesperado pedindo aos funcionários para ver nossos cachorros, porém todas as vezes era informado que o regulamento não o autorizava vê-los, e depois foi informado que os cachorros estavam bem.

Ao encontrá-lo no desembarque, Santiago estava com uma respiração acelerada e muito alta.

Saímos do aeroporto e fomos em busca de atendimento, mas ele não resistiu e morreu por PARADA CARDIORESPIRATÓRIA.

E SABE QUAL FOI O PROCEDIMENTO REALIZADO PELA GOL?! O SAC pediu para eu anotar um protocolo dizendo que até o dia 20/09 eles me dariam uma reposta, mas se caso ninguém entrasse em contato, era para eu ligar novamente, já a assessoria de imprensa se mostrou empenhada, mas a única coisa que nos disseram foi: “A Gol sente muito pelo ocorrido”.

Veja as fotos do Santiago, do laudo da veterinária e o vídeo que fizemos com a respiração do nosso cãozinho. Não podemos deixar que isso fique impune, nos ajude a colocar esta notícia na imprensa!"

Fonte do Texto: O Grito do Bicho.

Nota: Ao acessar o perfil do autor do e-mail, verifiquei que o mesmo além de ser um tosador-handler profissional, também vende animais, o que significa que não pretendo divulgar seus dados, ou e-mail, por me abster de transformar essa trágedia em possíveis contatos futuros para a venda de animais.

Atualização em 19 de setembro de 2011 16:59

de Digital, Gol Gol.Digital@bm.com

assunto: Esclarecimento caso Santiago

Olá, boa tarde!

A GOL lamenta muito pelo ocorrido com o cachorro Santiago. Disponibilizamos o nosso esclarecimento em http://blog.voegol.com.br/index.php/turbinadas/noticias/esclarecimento-gol/

Abraços,
GOL Linhas Aéreas Inteligentes

 

 

BOICOTE A GOL LINHAS AÉREAS

257957_1794838642089_1573389502_31559291_4282240_o

grito_donatela

Esquilo-augusto-abrigo1_n

4 GATO ESQUILO PERDIDO NO AEROPORTO DE BRASILIAL (1)

gato Toddy perdido no aeroporto salgado filho AJUDEM (1)

190961_1608105413875_1573389502_31325457_5210048_o