(Vídeo) O gato que nasceu com dois rostos, duas bocas, dois narizes e três olhos, mas apenas um cérebro, morreu aos 15 anos de idade.
Frank e Louie nasceu no dia 8 de Setembro de 1999. Ao nascer o gatinho foi levado por um criador de animais à clínica para ser eutanasiado. A expectativa de vida de um gato com duas caras não ultrapassa os seis dias, é conhecida como ‘Síndrome de Janus’, referência a um deus romano que tinha duas faces.
O distúrbio raro que faz a face ser duplicada, é chamado de diprosopia ou duplicação craniofacial, ocorre em todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, que raramente sobrevivem. Mas uma enfermeira veterinária teve pena e decidiu adotar o gatinho para poder salvar sua vida.
Marty Stevens a enfermeira, decidiu atribuir nomes a cada uma das faces do bichano. E graças aos seus cuidados, ‘Frank e Louie’, sobreviveu bravamente durante todo esse tempo, contrariando todas as estatísticas até então.
Ter duas bocas não significa comer em dobro . Apenas 'o lado Frank' é conectado ao esôfago. Assim, o 'lado Louie' nunca pode saborear um petisco ou ração.
O cérebro era único e comandava todos os órgãos do corpo do felino. Por isto, as duas face reagiam uniformemente, e não como entidades separadas.
No vídeo feito antes de sua morte, a enfermeira conta;
Ele come e ronrona só do lado direito do rosto, ou o "lado Frank", enquanto o lado Louie só sente o aroma.
O felino morreu de câncer na quinta-feira (4), na Escola Cummings de Medicina Veterinária da Universidade de Tufts, em Massachusetts (EUA).