15 de out. de 2015

O segredo do sumiço do filhote de urso polar acabou sendo revelado ao mundo quando imigrantes invadiram o caminhão em que ele era transportado.

Aos 22 meses de idade,  Nissan é o primeiro filhote nascido dentro de um zoológico russo a ser encaminhado para um santuário.

Urso Polar levado para Santuário

Nissan, foi o primeiro filhote de urso polar a nascer no zoo de Udmúrtia, cidade de Izhevsk na Rússia, mesmo local onde o casal Aurora e Peregrino viveram os últimos quatro anos de sua vida.

Enquanto Nissan foi mandado para um paraíso natural, o casal de ursos polares foi trazido para viver dentro de uma vitrine artificial.

Do nascimento de Nissan em 12 de dezembro de 2013, até que sua mãe Dumka o levasse para fora da toca, sua evolução foi toda filmada (veja o vídeo). Mas tão logo descobriu se que ele era do sexo masculino, seu destino tornou-se incerto. Os zoos russos como em todo mundo não tem interesse em manter animais que não podem procriar.

Veja o vídeo de como foi a preparação para o nascimento de Nissan, e conheça como era a vida do urso polar Peregrino na Rússia (click aqui)

E mesmo que na natureza os filhotes de urso polar costumam se alimentar de leite materno e ficar com suas mães em torno de até seus dois ou três anos. Os zoológicos russos tem por hábito cortar esse vínculo quando os ursinhos tem em torno de 1 ano de vida.

O triste destino dos ursos polares de vaguear de um lado para o outro em gaiolas minúsculas sobre recintos estéreis de cimento, não alcançará esse ursinho em especial. Conforme boatos o padrinho de mesmo nome do urso, depois de saber qual seria o destino de seu afilhado, utilizou-se de seus contatos e de sua influência para garantir que esse urso polar tivesse uma vida digna e em um ambiente similar ao que encontraria se estivesse em seu habitat.

E como de praxe, a saída de Nissan do zoo de Udmúrtia foi mantida em segredo, pois desde que a população russa ficou ciente da venda e do aluguel de ursos polares, pelos zoológicos russos para os zoos estrangeiros, a publicidade negativa com as manifestações contrárias e os abaixo-assinados  contra as transferências dos animais, tem ocasionado uma menor bilheteria e um aumento da conscientização das pessoas de que os zoológicos visam mais o dinheiro do que a preservação dos animais.

No entanto o segredo acabou sendo revelado ao mundo, quando imigrantes ilegais invadiram o caminhão em que Nissan estava sendo transportado.

Nissan foi transportado não sabe como (carro/avião da cidade de Izhevsk) para Moscou. Lá a caixa de transportes foi maquiada – e recebeu várias pinturas indicado que o urso polar era do zoológico de Moscou. De lá por via aérea até Frankfurt, de depois por transporte rodoviário e marítimo.

Leia também: 10 Fatos sobre os Ursos Polares e o Aquário de São Paulo

No porto de calais, local conhecido como canal da mancha que faz a ligação para o Reino Unido. Imigrantes ilegais abriram a porta traseira do caminhão para entrar e poderem se esconder e assim atravessar a fronteira.

Alguns imigrantes ao perceberem que havia um urso polar dentro da caixa de madeira, pularam do caminhão imediatamente, mas outros imigrantes mais corajosos ficaram ali dentro mesmo com Nissan rugindo. No entanto os imigrantes não contavam que o caminhão de Nissan estava sendo seguido por uma equipe do próprio santuário que vinha atrás monitorando e filmado a viagem do animal rumo ao seu novo lar. A equipe então avisou a polícia que parou o caminhão, retirou os imigrantes, e assim Nissan pode seguir com sua viagem .

Nissan, tornou-se o terceiro urso polar a morar no ‘Projeto Polar’ do Yorkshire Wildlife Park, um das maiores reservas para os ursos polares do mundo, e que funciona como um semi-santuário, já que há um rígido controle de público. A área tem o tamanho de dez acres com montes paisagísticos naturais, vales e  lagos com até 8 metros de profundidade de água.

Dois outros machos já moram no santuário,  Victor de 16 anos e Pixel de dois anos de idade.

O Projeto Polar, é centro para a conservação do urso polar, para o seu bem-estar. O Projeto está levantando fundos para ajudar outros ursos polares em quaisquer outros países.

Veja como foi o transporte do casal Aurora e Peregrino (click aqui)

Nissan faz parte do programa de melhoramento Europeu (EEP) e YWP desempenha um papel crítico neste segurando homens aposentados como Victor ou jovens do sexo masculino, como Pixel e agora Nissan que não estejam a ser necessários no programa de criação ..

O Projeto Polar foi concebido para replicar a tundra seu habitat no circulo polar ártico e com uma área de 10 acres dá-lhes o espaço que necessitam para que eles possam se comportar naturalmente. Os machos desfrutam da companhia uns dos outros na natureza, e por isso é muito natural em se manter machos juntos em cativeiro.

O zoológico de Izhevsk que recentemente entrou para a lista dos 25 melhores zoos da Europa, tem agora dois casais de ursos polares.

 

15 de out. de 2015
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário