Wylie foi visto pela primeira vez em uma feira em Kandahar, em fevereiro de 2011, onde as tropas britânicas cruzaram com uma multidão que assistia a uma rinha de cães. O pobre Wylie estava sendo espancado com paus para encorajá-lo a voltar para a briga.
Resgatado, o sofrido cachorro teve suas orelhas e cauda cortadas, e ele tinha sido brutalmente espancado.Mas desde que ele foi resgatado por soldados britânicos do antigo reduto Taliban de Kandahar, o cachorro valente tornou-se um astro.
Depois de ser levado para segurança na Inglaterra, Wylie já ganhou um prêmio dirigido pelo Kennel Club - e pode ainda ganhar o prêmio máximo.
1200 cães foram inscritos no início da competição.
Ele agora vive sua tutora Sarah Singleton em Yeovil. Eles viajaram juntos para Londres para o concurso
Mas uma instituição de caridade chamada Nowzad trabalha juntamente com as tropas britânicas no salvamento de animais no Afeganistão. Wylie junto com outros 550 cães afegãos já foram resgatados e enviados para viverem felizes no mundo desenvolvido.
Celebração: Os membros da associação que resgataram Wylie comemoram o prêmio que ele ganhou.
A tutora disse: "Wylie é um cão selvagem que estava perdido no Afeganistão e apesar de todo o abuso e trauma que os humanos lhe infligiram, ele tem um temperamento maravilhoso e é extremamente simpático com as pessoas.
"Ele agora vive feliz comigo e com meus outros dois cães. Apesar de tudo que ele passou, ele é um cão dócil e fiel que ama a todos '.