4 de jun. de 2015

Um artigo científico sobre o parasita toxoplasma gondii, está sendo deturpado pela imprensa mundial, que totalmente sem escrúpulos, e recorrendo a qualquer meio para chamar a atenção e multiplicar suas vendas, deu ao caso o título de ‘Gatos de estimação em casa fazem crianças terem baixo rendimento na escola’.

gatos-imprensa

O estudo do qual participaram 1.755 adolescentes entre 12 e 16 anos de idade, e não crianças como citado pela imprensa, foi publicado na revista de parasitologia, e para ser lido é necessário ser comprado ou alugado neste link.

A Toxoplasmose é transmitido pela ingestão de leite cru, frutas e verduras mal lavadas, carnes cruas ou mal passadas, e fezes de alguns animais, e que aliado a uma diminuição da vitamina E, pode estar associada ao pobre desempenho na leitura e na memória verbal dos adolescentes.

No entanto a Ética Jornalística que é o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo, que é também definido como "a técnica de transmissão de informações a um público cujos componentes não são antecipadamente conhecidos", tem também o seu lado de ética duvidosa ou contestável (imprensa marrom), quando distorce os fatos a seu proveito e abastece o público com mentiras prejudiciais aos seres humanos e aos animais.

No último estudo, com  1.755 adolescentes, as amostras de sangue foi descoberto que cerca de 135 das crianças foram infectados com a Toxoplasmose, e que elas viviam em famílias mais pobres, e em famílias que não têm o Inglês como sua primeira língua, o que pode ter afetado suas pontuações escolares.

O artigo cientifico não cita quantos dos 1.755 adolescentes estudados possuíam algum animal de estimação em seus lares.

A Toxoplasmose  pode provocar uma doença semelhante à gripe leve em pessoas infectadas, mas em muitas pessoas, em seguida surge uma fase onde cistos são formados no interior das células do cérebro.

Os gatos que são animais extremamente limpos, e que têm o habito de enterrar seus dejetos e se limpar várias vezes ao dia são erroneamente apontados como causadores da toxoplasmose.

A OMS estima que 50 a 60% da população mundial adulta está infectada com toxoplasmose, mas isso não significa que essas pessoas estão doentes. Elas apenas possuem anticorpos contra a doença.

O problema ocorre em pessoas que estão com o sistema imunológico fraco ou deprimido. Nestes casos, os sintomas da toxoplasmose podem aparecer.

Lembre-se que ao compartilhar notícias que disseminam preconceito e inverdades contra os animais, você indiretamente contribui para que o preconceito e as mentiras continuem a existir.

4 de jun. de 2015
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário