6 de out. de 2014
(Vídeo) Você sabe o que é Endogamia ou Onicectomia? Mas você já deve ter ouvido falar de bexigas e sabe o quanto elas podem ser perigosas.
Dizem que a verdade sobre um fato tem sempre três lados:
1) o lado de quem conta a história;
2) o lado de quem é o objeto da história;
3) o lado verdadeiro mesmo.
Mas não se preocupe pois os “Tigres e Leões de Maringá” já foram salvos pela Advocacia Geral da União, que pediu para o IBAMA ir lá e buscá-los!
Onicectomia ou Ablação das Unhas
A justificativa para retirar a unha de um felino é a auto-proteção dos humanos. O que não é tão conhecido é o fato de que isso corresponde a amputação de toda a falange distal onde estão alocadas as suas garras. Imagine ter um corte no pé e ficar em pé e andar… você irá usar apenas o pé que não está cortado, certo? Agora imagine que os 2 pés estão cortados.
Cada amputação elimina a unha e o osso, no qual esta se encontra firmemente enraizada, já que apenas expondo a garra não se consegue ver a articulação. Pode ocorrer abscessos nas falanges restantes ou infecção dos tecidos adjacentes. Infecção em osso é um muito sério, e acaba por comprometer a medula óssea, levando a paralisia.
Dentro das unhas ou garras existem um vaso razoavelmente grosso, que quando cortado provoca hemorragia severa. A extração desta parte do corpo do animal compromete toda a sua postura corporal. Retirá-las é como obrigá-lo a andar com um sapato torto para o resto da vida. As garras servem para inúmeras funções e a falta desta habilidade pode ter impactos severos sobre o psicológico do animal.O stress constante de estar indefeso pode trazer distúrbios físicos e mentais para o felino.
A cirurgia mutila seriamente uma parte delicada do corpo do felino, e pode trazer inúmeras complicações que mais tarde podem resultar em deformidades, amputação de membros e até morte. Alguns animais adquirem uma postura anormal devido a dor, outros aprendem a andar só nas patas traseiras, mas e quando mandam remover as garras das 4 patas. O animal conviverá com a dor pelo resto da vida.
Esta cirurgia é considerada crime nos principais países da Europa, é proibida no Brasil desde 2008, através da Resolução 877 do CFMVET e a Lei de Crimes Ambientais N° 9.605
A única função desse crime disfarçado de cirurgia é evitar que o animal arranhe as pessoas.
Endogamia – Cruzamento de animais da mesma família
As doenças genéticas mais comuns são:
- Má formação fetal e consequente aborto;
- Epilepsia, Displasia da anca, Glaucoma, Catarata, Cegueira e Surdez;
- Abortos, morte neonatal e fetal;
- Hérnia; umbilical e cerebral - abertura no crânio;
- Problemas cardíacos; espasmos letais congênitos;
- Membros Curvos ou amputados ou órgãos que nunca se desenvolverão corretamente;
- Hipoplasia de ovário ou testículo;
- Diminuição da fertilidade; diminuição da expectativa de vida; Doenças Degenativas
- Ariel nasceu, depois de dois filhotes nascerem de parto normal e morrerem (Fonte: G1)
- Documento registra que leão furtado foi doado em 2009, diz delegado. (Fonte: G1)
- Zoo constata que Rawell, o leão sequestrado tem uma infecção, que deve ter causado dores ao animal nos últimos 6 a 8 anos. (Fonte: G1)