27 de ago. de 2013

Sem condições físicas de levar o cachorro no colo por um longo caminho em meio às ruas alagadas do bairro Navegantes, um dos mais atingidos pela enchente que deixou 313 pessoas desabrigadas em São Sebastião do Caí, o idoso aguardou o socorro ao lado do cão por intermináveis dois dias.

Sem saber a quem poderia recorrer, o senhor de 83 anos, que pensou que a sua família viria ajudá-lo a sair de casa junto com o animal, abrigou o cachorro em meio ao vento, frio e chuva incessante, que já adentrava a sua residência.

idoso-cao
— Eu não queria sair sem o Urso. Eu tenho ele há seis meses apenas, mas é o meu único companheiro na casa. Não poderia abandoná-lo — disse Couto da Rosa, que já morou na Fronteira e, ultimamente, vivia em Rio Grande, antes de mudar-se para São Sebastião do Caí há pouco mais de um ano.

A equipe de Bombeiros voluntários de São Sebastião do Caí respondeu a um chamado da família do idoso, que mora na cidade vizinha de Harmonia, e foi resgatá-lo. Caso a espera fosse maior, Washington Couto da Rosa não resistiria, segundo o comandante operacional da corporação no município, Anderson Jociel da Rosa.

— A água já estava no joelho desse senhor. Ele estava fraco, com muito frio e abraçado com o cachorro. Nós o trouxemos rapidamente para a nossa central de resgates. Colocamos um cobertor nele, e já providenciamos a sua internação no Hospital Sagrada Família — recordou Rosa.

Com hipotermia, Couto da Rosa foi internado, ainda trôpego, em virtude das horas que ficou com a água corrente em suas pernas, e triste pela perda de seus poucos bens.

— Ele estava combalido emocionalmente e com “geladura”, que é o termo técnico que nós usamos. Tinha vindo morar na cidade há pouco tempo, para ficar perto das filhas. Ele não sabia que São Sebastião do Caí tinha esse problema enorme com as enchentes. Estava chateado porque tinha perdido tudo o que tinha — explicou o médico que atendeu o paciente, Ricardo Fernando Jantzen.

Após chegar no início da tarde no hospital, o homem de 83 anos foi liberado às 16h e levado pela prefeitura para a casa de suas duas filhas em Harmonia. Quando chegou, ele só queria uma coisa.

— Quero tomar um banho muito quente. Agora que sei que o Urso está bem, posso descansar e tomar uma canja — concluiu, sabendo que o cão está no abrigo improvisado de cães resgatados do Parque Centenário, organizado pela ONG Vira-Lata da Net.

Ponto de coleta de doações: Escritório contábil Flores, 1º de maio, 617 – centro. Ou pelo fone: 51 – 8111-3840 com a presidente da Ong Paola.

Ou acessem o face: https://www.facebook.com/viralata.nanet

viralatadocai abrigo_cai

Animais resgatados de enchente no Caí precisam de ajuda!

Em meio às enchentes causadas pelas fortes chuvas dos últimos quatro dias no RS, milhares de pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas. Em alguns casos os animais de estimação não conseguiram ser socorridos na pressa para manter os filhos a salvo ou para buscar alojamento. Para ajudar os bichos, um abrigo foi improvisado na cidade de São Sebastião do Caí.

Até o presente momento Cerca de 38 cachorros já foram resgatados de casas atingidas pelas cheias do Rio Caí em São Sebastião do Caí. O resgate está ocorrendo pelo grupo de voluntários da Ong Vira Lata na Net e pelos Bombeiros. Uma das cadelas resgatadas deu cria no abrigo que foi improvisado no ginásio de esportes onde várias famílias estão abrigadas.

Os animais precisam de doações de caminhas,roupinhas e ração para serem tratados até as águas baixarem.

Fonte: Zero Hora

idoso_cao_cai

27 de ago. de 2013
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário