6 de mar. de 2014

(VÌDEO) Em Junho de 1991 foi fotografada na Austrália, a 1ª. Baleia Jubarte Albina, e foi batizada com o nome usado pelos aborígenes australianos para descrever um homem branco “Migaloo”. Mas em setembro de 2011, uma segunda baleia albina, foi avistada, como era bem jovem é conhecida como ‘Mini Migaloo'.

Recentemente, o grande Migaloo foi encontrado nadando para as águas frias da Antártida com um companheiro também branco e um pouco menor.

Raríssimas Baleias Jubarte Albinas se encontram nas Águas

Os cientistas não sabem dizer com precisão se é um filhote do Migaloo ou outra anomalia da espécie. O Migaloo é frequentemente acompanhado pelos cientistas, justamente por ele ser, pelo menos até então, considerado uma excentricidade da própria espécie.

Pensa-se que 'Migaloo' tenha nascido em 1986. Análises feitas em 2004 permitiram confirmar que se trata de um macho. Por ser uma baleia tão especial, está protegida pela lei australiana, sendo proibido às embarcações aproximarem-se a mais de 500 metros e aos aviões de voarem a menos de 600 metros.

"Toda a gente está excitada", disse Oskar Peterson, que está à frente da página da Internet criada especialmente para seguir a migração de 'Migaloo'. "Vemo-la quase todos os anos, mas ainda é notícia quando aparece".

Embora a obra ficcional Moby Dick conte a história de um cachalote branco, baleias dessa cor são raríssimas.

Mesmo sendo uma celebridade em questões marítimas, Migaloo precisa de silêncio e paz. Pesquisadores já avisaram os cidadãos de Cape Byron sobre a região em que se encontra a baleia, para que eles se mantenham distantes.

Baleias se assustam facilmente com barulho e movimentos, o que pode fazer com que percam a energia necessária para completar sua migração

Todas as baleias-jubarte são protegidas pelas leis da Austrália; o contato humano é praticamente proibido. O bebê Migaloo com certeza receberá esse mesmo tipo de tratamento e acompanhamento.

Estima-se que atualmente o grande Migaloo tenha pouco mais de 20 anos, e poderá chegar aos 90.

Musica do vídeo : Where Sky Meets Sea by Kendra Springer - http://creativecommons.org/licenses/b...

 

6 de mar. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário