2 de jul. de 2014

O gato-selvagem-pequeno, também conhecido pelos nomes de gato-do-mato-pintado, gato-selvagem e gato-tigre, do gênero “Leopardus", é considerado o ramo mais antigo da parte da família dos felinos que cruza as Américas. No entanto as quatro espécies de gato-selvagem-pequeno estão ameaçadas no Brasil. Já não bastasse a perda de seu habitat, eles agora padecem da crueldade humana.

Em Arapagongas, no Paraná, o Prof. Norberto Membrive, encontrou nessa manhã jogado na sarjeta, o felino com a caixa craniana esmagada, provavelmente por pancadas provocada por algum humano demente.

Gato do Mato

É difícil diferenciar o “L.tigrinus” do “L.guttulus”, mas a probabilidade de que o animal assassinado de forma cruel é o “Leopardus guttulus” é grande.

O “Leopardus guttulus” é uma espécie recém-descoberta de gato-selvagem que vive no Brasil. O estudo foi publicado em novembro de 2013, no periódico Current Biology. Acreditava-se que existia apenas uma espécie de gato-do-mato-pequeno no País, entretanto, análises moleculares de DNA mostraram que os indivíduos que vivem no nordeste são diferentes dos que vivem no sul e sudeste, sem evidências de cruzamento, podendo-se afirmar que se trata de duas espécies distintas.

Meus agradecimentos ao Mamíferos Brasileiros por compartilhar em seu perfil, fatos e fotos de nossa fauna tão esquecida e desprotegida, sem o qual eu não saberia desse fato lamentável e vergonhoso.

2 de jul. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário