12 de mar. de 2011

 

A "Ilha dos Gatos", oficialmente conhecida como "Tashiro Island" (田 代 岛) é uma ilha perto da cidade de Ishinomaki em Miyagi no Japão, e possui gatos espalhados por toda a sua extensão. 

A Ilha fica localizada a cerca de uma hora de balsa do porto Ishinomaki na Província de Miyagi, principal ilha japonesa de Honshu. Segundo os noticiários sobre o terremoto que atingiu o Japão, a ilha dos gatos estava a poucos quilômetros do epicentro do terremoto, e no caminho por qual o tsunami percorreu até a costa da província de Ishinomaki na cidade de Miyagi no Japão.

ilhadosgatos (2)

O epicentro foi localizado a cerca de 100 quilômetros ao largo da prefeitura de Miyagi, na região nordeste do Japão.O abalo, deu origem a um tsunami que atingiu a costa japonesa com uma onda de cerca de 10 metros de altura.

Uma foto que foi divulgada hoje pela TV Japonesa mostra um gato boiando no mar por sobre um escombro.

ilhadosgatos (1)

 

A Ilha dos Gatos

Para os apaixonados por gatos, este era o lugar certo para uma visita a verdadeira Gatolândia.

Aparentemente, havia lá mais gatos do que seres humanos na ilha; cerca de somente 100 pessoas que residiam na Ilha Tashiro, e a maioria delas tinha mais de 70 anos de idade. 

ilhadosgatos (3)

Era possível conhecer a ilha em um único dia de passeio, pois ela tem (ou tinha) apenas  8 quilômetros quadrados.

No passado, os habitantes viviam do cultivo da seda, e os gatos foram trazidos de barco para a ilha para eliminar os ratos que naturalmente devoravam o bicho-da-seda (os ratos são um predador natural dos bichos). A pesca era farta e popular entre os habitantes da ilha, e também recebia pescadores de outras regiões que  pernoitavam na ilha durante a noite. 

ilhadosgatos (4)    ilhadosgatos (5)

ilhadosgatos (12)   ilhadosgatos (14)

Os gatos iam para as pousadas onde os pescadores estavam hospedados e ficavam ali implorando por  alguma migalha.  Ao longo do tempo, os pescadores foram desenvolvendo um relacionamento amoroso  para os gatos e passaram a observar  atentamente os gatos, interpretando suas ações bem como de suas reações, conseguiam interpretar a previsão de tempo, se iria chover, fazer sol, se haveria ressaca na praia, e grandes quantidades de peixe no mar. 

ilhadosgatos (9)    ilhadosgatos (10)

Um dia, quando os pescadores estavam coletando pedras para serem usadas para fixar as redes de pesca, uma pedra maior caiu e matou um dos gatos.  Os pescadores, sentindo pena e remorso pela perda do gato, o enterram, e neste local construíram ali uma pequena capela, desde então os gatos que adoecem e morrem, são enterrados e pedras ornadas são deixadas próxima a capela.

ilhadosgatos (19)

 

Além da beleza dos gatos, há várias obras arquitetônicas inspiradas no tema,já que agora os habitantes da ilha vivem do turismo gerado pelos apaixonados por gatos que chegam para conhece-los, fotografa-los e filma-los. Anualmente, é aberto um concurso para a eleição da “melhor fotografia de gatos da ilha”, que visa incentivar ainda mais o turismo.

ilhadosgatos (17)     ilhadosgatos (15)

Só é possível chegar a ela através de balsa e é claro, é estritamente proibido a entrada de cães na ilha dos gatos.

As notícias sobre a tragédia ainda são escassas e por enquanto não li nenhuma nota sobre a ilha, os gatos e ou seus habitantes.

Aqui uma notícia de esperança divulgada, aonde um barco dado como desaparecido, reaparece.

 

80 passageiros de barco levado por tsunami estão salvos

Fonte: France Presse

TÓQUIO, 11 Mar 2011 (AFP) -Um barco arrastado pelo tsunami que varreu na sexta-feira a costa nordeste do Japão foi encontrado e seus 81 passageiros, resgatados com vida por helicópteros militares, informou neste sábado a agência Jiji Press. O barco, de uma empresa de construção naval do porto de Ishinomaki, estava na prefeitura de Miyagi.

Esse navio havia sido dado como desaparecido, tal como um trem com um número desconhecido de passageiros a bordo continua como desaparecido. O trem fazia a ligação entre as cidades de Sendai e Ishinomaki quando descarrilou, ao ser atingido pelo tsunami.

Aos gatos e aos habitantes da ilha, que durante tantos anos viveram em paz e harmonia, dividindo o alimento, a moradia, as alegrias e as tristezas, deixo aqui essa pequena recordação de um lugar que nunca deixará de existir no coração de todos aqueles que amam animais e a convivência com eles.

ilhadosgatos (22)

ilhadosgatos (25)    ilhadosgatos (23)

ilhadosgatos (26)

12 de mar. de 2011
comments powered by Disqus

Comentário(s)

8 comentários:

  1. Moro em um sobrado e quando chega alguém que vai tocar a campainha minha gata levanta as orelhas olha pra mim e mia me avisando. "tem gente no Portão" . Esses ilheus do Japão aprenderam a tirar proveito da sensibilidade deste animal surpreendente. Auxiliam os pescadores em terra em que direção estão os cardumes. Gratos os pescadores retornam do mar e os alimenta. Estes gatos revelaram este dom aos pescadores que rápido entenderam a gentil dica dos gatos. É uma relação muito prazeroza que eles tem

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esta história nem esta ilha. Espero que haja noticias em breve. É muito triste o que aconteceu na região.
    Deborahmatt _BRA

    ResponderExcluir
  3. LAMENTAVEL NAO TER ATINGIDO A REGIAO AONDE OS JAPONESES EXECUTAM OS GOLFINHOS !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Janette lamentavel é vc ter esse pensamento, pois isso não iria matar somente as pessoas que matam baleias e golfinhos , vai matar gente boa, animais inocentes e inclusive os animais que vivem nos mares...Se Deus não destruiu o mundo pq tinha pessoas boas, quem é vc para julgar e condenar? ...Vc conhece o lugar por acaso, é uma santa que não tem pecados, se acredita na lei do retorno devia ter muito medo por ter esses pensamentos, pq qdo alguma desgraça acontecer na sua vida, lembra bem desse seu desejo e na lei do retorno...uma boa vida pra vc!...Ana Paula...Janette lamentavel é vc ter esse pensamento, pois isso não iria matar somente as pessoas que matam baleias e golfinhos , vai matar gente boa, animais inocentes e inclusive os animais que vivem nos mares...Se Deus não destruiu o mundo pq tinha pessoas boas, quem é vc para julgar e condenar? ...Vc conhece o lugar por acaso, é uma santa que não tem pecados, se acredita na lei do retorno devia ter muito medo por ter esses pensamentos, pq qdo alguma desgraça acontecer na sua vida, lembra bem desse seu desejo e na lei do retorno...uma boa vida pra vc!...Ana Paula...Janette lamentavel é vc ter esse pensamento, pois isso não iria matar somente as pessoas que matam baleias e golfinhos , vai matar gente boa, animais inocentes e inclusive os animais que vivem nos mares...Se Deus não destruiu o mundo pq tinha pessoas boas, quem é vc para julgar e condenar? ...Vc conhece o lugar por acaso, é uma santa que não tem pecados, se acredita na lei do retorno devia ter muito medo por ter esses pensamentos, pq qdo alguma desgraça acontecer na sua vida, lembra bem desse seu desejo e na lei do retorno...uma boa vida pra vc!Janette lamentavel é vc ter esse pensamento, pois isso não iria matar somente as pessoas que matam baleias e golfinhos , vai matar gente boa, animais inocentes e inclusive os animais que vivem nos mares...Se Deus não destruiu o mundo pq tinha pessoas boas, quem é vc para julgar e condenar? ...Vc conhece o lugar por acaso, é uma santa que não tem pecados, se acredita na lei do retorno devia ter muito medo por ter esses pensamentos, pq qdo alguma desgraça acontecer na sua vida, lembra bem desse seu desejo e na lei do retorno...uma boa vida pra vc!...Ana Paula...
    http://www.facebook.com/album.php?fbid=1610231627029&id=1573389502&aid=2072042

    ResponderExcluir
  5. http://www.facebook.com/album.php?fbid=1610231627029&id=1573389502&aid=2072042

    ResponderExcluir
  6. linda a reportagem sobre a ilha dos gatos.....parabéns

    ResponderExcluir
  7. Os animais são surpreendentes, triste é haver pessoas que os maltratam. O vídeo do épagneul breton que não abandonou o outro cão ferido até serem salvos é comevedor e uma lição para muitos humanos, que de humanos só possuem o nome!

    ResponderExcluir
  8. Calma, acessem:
    http://blogs.catster.com/the-cats-meow-a-cat-and-kitten-blog/update-on-cat-island-japan-good-news/2011/03/13/
    ou

    http://blogs.catster.com/the-cats-meow-a-cat-and-kitten-blog/update-on-cat-island-japan-good-news/2011/03/13/

    ResponderExcluir