11 de abr. de 2011

 

enquete_pirata

 

O Caso: Pirata, o cão idoso e sem um dos olhos, viveu durante 9 anos dentro do Batalhão da PMESP, na Av. Regente Feijó N.871 imediações do Tatuapé, onde além de ter muitos amigos devido a seu temperamento dócil e tranquilo, conquistou uma legião de admiradores ao impedir que marginais invadissem o batalhão.

Esse ato heroico lhe rendeu muitas aparições na mídia como nessa reportagem da TV Band

 

Entretanto no dia 01 de Março de 2011, o cachorro misteriosamente desapareceu de dentro do Batalhão. Moradores das imediações, acostumados a ver a ronda do animal que só atravessava na faixa de pedestres, ficaram preocupados e inclusive houve quem denuncia-se a coincidência que no exato dia do desaparecimento do cão, um novo comandante havia assumido o batalhão, o Capitão PM Denise Pereira Pinto.

Iniciou-se assim a campanha “PM CADÊ O PIRATA”, que em poucos dias já chamava a atenção no twitter e nas outras redes sociais, o que lhe rendeu mais uma manchete pelo Jornal da Tarde;

cao_pirata06

‘Expulsão’ de cão da PM provoca protestos, e só não atingiu uma maior repercussão, devido ao comunicado emitido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, nove dias após seu desaparecimento, com o título;

Esclarecimento sobre o cão Pirata, comunicado este divulgado face ao enorme número de e-mails enviados a PMESP, solicitando esclarecimentos sobre a suposta participação da nova comandante do batalhão no desaparecimento do cachorro.

Coincidência ou não, o comunicado frisava exatamente o oposto do que havia sido dito ser a causa do “sumiço”,  que variava entre dizer que a nova comandante tinha medo de cães, até de que ela não suportaria a presença de animais.

No comunicado oficial da PMESP, o desaparecimento do cão Pirata foi atribuído ao Capitão PM Denise Pereira Pinto, “devido ela ter se preocupado em dar um lar de verdade ao cãozinho”.

E as coincidências não param por ai, conforme comentários postados, o Capitão PM Denise, é sobrinha do Secretário de Segurança do Estado de São Paulo o Dr. Antonio Ferreira Pinto.

Coincidentemente também o Dr. Ferreira Pinto, em suas atribuições como Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, vem desde a sua posse em Março de 2009, recebendo pedidos de toda a população, bem como de vários parlamentares pró-animais para a instalação e criação de Delegacias Especializadas em Crimes Contra os Animais e Crimes Contra o Meio-Ambiente,  na cidade de São Paulo, mas até a presente não houve nenhum avanço nesse sentido.

Coincidência ou não, o Secretário de Segurança teve também dois recentes destaques ‘inusitados’ na imprensa; um em que teria transferido policiais por terem “mexido” com seu sobrinho, e no outro tendo sido gravado em um vídeo aonde supostamente estaria “manipulando” informações a imprensa.

Coincidentemente também, tanto a nota emitida pela PMESP, como o novo lar do cão, não caíram no agrado popular.

Pirata que nos últimos nove anos tinha mais de um quarteirão para se exercitar, e uma legião de tutores e admiradores, estaria agora confinado a uma única família e um canil de estacionamento de supermercado, não haveria mais pessoas fardadas, agora somente duas crianças e fraldas talvez.

cao_pirata_03    cao_pirata04

Coincidência ou não, o Secretário de Segurança, e tio da Capitã Denise Pereira Pinto, tem três cachorros: sendo que um deles é um vira-lata  que ele recolheu da rua de nome Mike, e o secretário mora em uma ampla residência na zona norte de São Paulo, conforme reportagem da Revista Veja de Maio de 2010.

Foto: Fernando Moraes/Revista Veja

101227_131508_imagem21

A única coincidência que deveria ter ocorrido, diante de tantas coincidências, e que com certeza agradaria a todos que protestaram contra o “remanejamento” do cachorro, seria se o Secretário de Segurança do Estado, tivesse adotado o Cão Pirata para morar em um lugar tão amplo quanto o que ele vivia dentro do Batalhão, não acham?

Aos que estiverem de acordo com esse raciocínio, sugiro enviarem a ele um e-mail com essa sugestão.

Para: seguranca@sp.gov.br

Assunto: Secretário ADOTE o Pirata!

E como texto do e-mail sugiro que coloquem os motivos que acharem conveniente para convencê-lo.

adoteopirata

 

ATUALIZAÇÃO 12/04/11 ás 17:29

O Blog da BAND (a emissora que filmou o Pirata quando ele salvou o batalhão), acabou de postar o “ocorrido” na versão do comunicado da PM.

Se vocês comentarem bastante lá, ou discordarem quem sabe o cão Pirata ganha uma nova reportagem na TV.

http://blogs.band.com.br/animal/2011/04/11/pm-se-explica-sobre-paradeiro-de-cao-em-sp/

11 de abr. de 2011

Comentário(s)