22 de nov. de 2013

Por que alguém faria isso com um bebê orangotango? A pequena Sura está traumatizada e fica olhando os tocos de seus dedos perdidos que foram cortados com um facão durante a derrubada de mais uma área de floresta.

oragotango (1)

Sura, de apenas quatro meses, foi encontrada ferido em Tumbang Koling, em Bornéu na Indonésia, depois de uma floresta foi desmatada para uma nova plantação de óleo de palma. A pequena filhote de orangotango está se recuperando depois de ter as pontas dos seus dedos decepados.

Sura, foi encontrada por um morador da aldeia Tumbang Koling em East Kotawaringin Regency, e está sendo cuidada  por especialistas do centro de resgate a Nyaru Menteng. Os veterinários realizaram um exame de saúde completo e descobriram que três de seus dedos tinham sido cortados por uma faca ou facão.

Sura agora precisa ser cuidada por uma babá em tempo integral. A ONG BOS - Borneo Orangutan Survival Foundation, está ajudando a financiar o centro de resgate e os cuidados que a pequena Sura para se recuperar do trauma. Este é o mais recente episódio cruel e vergonhoso na controvérsia sobre o desmatamento da floresta, e de como as empresas tratam a vida selvagem da Indonésia para impor suas plantações de óleo.

O desmatamento provocou um rápido declínio na população do orangotango. Ambientalistas alertam este é o mais recente em uma série de ataques brutais contra as criaturas. Eles temem que apesar dos anos de trabalho na educação das aldeias remotas sobre a necessidade de proteger, não capturar ou matar, esses animais cujos números estão caindo drasticamente, não é suficiente contra os desmandos da indústria do desmatamento.

Cerca de 100 anos atrás, pensava-se que havia 315 mil orangotangos na natureza, mas hoje existem menos de 54.000 em Bornéu e apenas cerca de 6.000, na ilha indonésia de Sumatra.

Como as indústrias procuram lugares para cultivar o óleo de sabonetes e perfumes, os hábitos naturais dos primatas estão sendo extintos pelos tratores que dizimam as florestas o habitat natural dos animais

E agora sem lugar para morar ou para se alimentar, muitos primatas foram capturados por moradores locais, são abusados, e usado para entretenimento.

oragotango (2)

No mês passado, O Resgate Internacional de Animais salvou um orangotango de Tempurkan, que não tinha nem comida ou água e estava sendo forçada a dançar e lutar com os humanos.
Alertados por um morador, a entidade encontrou a orangotango Ael - o que significa "Saint" – após a terem sedado, ela foi levada para um centro de resgate.

Enquanto isso, os moradores foram informados de que a captura e manter um orangotango é contra a lei na Indonésia.

Fonte: Daily Mail

Nota do Blog: A Fundação Borneo Orangutan Survival (BOS) é uma ONG indonésia sem fins lucrativos, fundada em 1991 por Willie Smits, dedicada à conservação do orangotango-de-bornéu e seu habitat. A BOS é a maior ONG conservacionista de primatas do mundo.

Os santuários de Nyaru Menteng e Samboja Lestari são os locais da organização que recebem mais extensa cobertura da mídia. Nyaru Menteng tem sido o foco de muitas séries de TV, incluindo Orangutan Diary e Orangutan Island, enquanto Samboja Lestarifoi apresentada em 2009 numa conferência TED em que Willie Smits explica como é que ele recriou uma floresta para fornecer habitat aos orangotangos resgatados.

Leia Também

22 de nov. de 2013
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário