15 de nov. de 2013

O Rinoceronte Negro (Diceros bicornis longipes), foi oficialmente declarado como extinto pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) esta semana. No entanto a ONG Salve o Rinoceronte, adverte que esse informe já ocorreu dois anos atrás, em 2011.

A IUCN tinha provas suficientes para declarar os rinocerontes negros extintos em 2006, mas o grupo de conservação normalmente espera cinco anos antes de fazer uma alteração no status das espécies ameaçadas, caso haja novas evidências em contrário.

rinoceronte-negro

A última vez que os rinocerontes negros foram vistos na natureza, foi no ano de 2003, de acordo com a Save The Rhino.

Os ultimos rinocerontes negros foram confinados a uma pequena região em Camarões e foram mortos por caçadores ilegais.A caça ilegal é a principal razão para a sua extinção e continua a ameaçar as três subespécie restantes do rinoceronte preto (o preto oriental, o preto centro-sul e no sudoeste preto). 

Consumidores na Ásia, principalmente do Vietnã, cobiçam os rinocerontes quase que exclusivamente por seus chifres, por dois motivos; como símbolo de status e também acreditam ser a cura para o câncer e para ressacas, de acordo com a ONG Save The Rhino.

"Imagine um animal andando por aí com um chifre de ouro, é isso que os caçadores veem, que é o dinheiro que eles conseguem por um chifre, por esse motivo é necessário segurança máxima com os rinocerontes", Simon Stuart, presidente da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, disse a BBC Notícias em 2011, quando a organização fez o seu primeiro anúncio público da extinção do rinoceronte negro ocidental.

Stuart ainda teria dito de 25 por cento de todos os mamíferos na terra estão em risco de extinção, de acordo com o mesmo artigo.

Matar animais como o rinoceronte negro ocidental por esporte ou seus chifres aumentaram em 5.000 por cento desde 2007, de acordo com o Planeta Verde.

Se a caça ilegal continua no mesmo ritmo, o número de rinocerontes negros e brancos é estimado que a população entre em declínio entre 2015-2016 – isso significa que mais rinocerontes serão mortos ou vão morrer de causas naturais (rinocerontes podem viver até 50 anos de idade, de acordo com to One Green Planet) mais do que rinocerontes irão  nascer, de acordo com a Save The Rhino.

Fonte: University Herald

15 de nov. de 2013
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário