8 de jan de 2014

Aqueles que possuem um bichano na família podem já ter ganhado um ou mais presentinhos do seu gato ou sua gata, que dependendo da pessoa e do presente foi repreendido pelo feito.

Os pesquisadores do comportamento felino ainda não sabem exatamente porque os gatos levam essas presas  para suas mamães ou seus papais, mas eles acham que pode ser por um dos dois motivos:

gatos_presentes-indesejados

=>Como sinal de afeição. Afinal, eles adoram caçar, e brincar com suas presas – por que você não gostaria?

=>Como resultado de um instinto parental. Os gatos têm a forte tendência de prover alimento à sua família.

Eu particularmente acredito piamente que se trata realmente de um “presente” dos gatos para seus humanos.

O instinto dos gatos domésticos está muito mais próximo de sua origem selvagem, do que os cães dos lobos seu parente mais selvagem.

Apesar de seguros, a vida pode se tornar tediosa para alguns gatos, afinal eles não precisam mais caçar, nem procurar por lugares seguros e quentinhos para dormir. Seus humanos lhe fornecem tudo, a comida e água estão ali a vontade, para ganhar um cafuné, basta alguns miados ou pulos ao colo das pessoas.

E nesse convívio, os dias, tornam-se meses, que tornam anos. Mas no determinado minuto em que o bichano presente a presença de uma provável presa, seja ela um mosquito, uma barata, uma lagartixa, uma borboleta ou um rato, o gato tem a oportunidade de se tornar auto-suficiente, e mostrar todas as habilidades de caçador e levar essa presa para dentro de casa ou de sua cama, é a forma que eles tem de retribuir a mão que lhes alimenta e lhes fornece carinho. É o que eu acho.

8 de jan de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário