6 de jun. de 2014

“COMEMORE SUA ALEGRIA SEM AGREDIR A VIDA!” #PensamentoAnimal

Desde 1941 da Lei das Contravenções Penais prevê prisão/multa para quem queima fogos de artifício ou de estampido, em local habitado ou via pública, sem autorização. No entanto poucos sabem ou denunciam quem transgride a lei.

Desde 2009 artigos científicos relatam a ligação entre o Câncer em humanos e a queima de fogos,  que liberam toxinas, algumas radioativas e conhecidos cancerígenos que se depositaram nos solos e/ou nas águas, onde continuariam a contaminar o meio-ambiente por muito tempo.

Para muitos animais a queima de fogos e rojões é uma sentença de morte. Por terem a audição mais apurada e sensível que a humana; pássaros morrem no ar, enquanto cães, gatos, cavalos e outros animais tendem a fugir do barulho e correm desorientados e sem destino, sem contar a mortandade de peixes, devido a contaminação pelas toxinas, ao serem liberadas após a queima dos fogos.

fogos-vida

Nota do Blog: Sugestão se você sabe que seu vizinho costuma soltar fogos ou rojões, pegue papel e caneta e lhe envie uma carta com a lei abaixo, e avise que ele será denunciado se voltar a fazer isso. Não esqueça de filmar, fotografar para haver provas na sua denúncia.

LCP - Decreto Lei nº 3.688 de 03 de Outubro de 1941

Art. 28. Disparar arma de fogo em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela:

Parágrafo único. Incorre na pena de prisão simples, de quinze dias a dois meses, ou multa, quem, em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, sem licença da autoridade, causa deflagração perigosa, queima fogo de artifício ou solta balão aceso.

Fogos de Artifício - Danos Ambientais e Causa de Câncer em Humanos

A pólvora, principal constituinte dos fogos é feita de enxofre, carvão vegetal e nitrato de potássio. A Pólvora libera partículas cancerígenas quando queimada. Facilita a combustão e a produção de uma fumaça suave. Provoca tosse, falta de ar e irritação das vias respiratórias

De acordo com o site naturalnews.com os fogos de artifício contêm um ingrediente ligado aos problemas tireoideanos: o percolato de potássio. Segundo o informe, este composto contamina o suprimento de água e se infiltra na cadeia alimentar.

Outros compostos encontrados em alguns fogos seriam, por exemplo: cádmio, bário, rubídio, estrôncio, alumínio, dioxinas, sendo a maioria tóxica, alguns radioativos e conhecidos cancerígenos. Tais toxinas, ao serem liberadas após a queima dos fogos, se depositariam nos solos e/ou nas águas, onde continuariam a contaminar o meio-ambiente por muito tempo.

O relato afirma que a ligação entre os fogos e o câncer de tireoide não fica bem estabelecida, devido ao longo tempo de permanência destes compostos dificultarem a fonte original de contaminação. A pólvora, principal constituinte dos fogos é feita de enxofre, carvão vegetal e nitrato de potássio. Este último, sendo instável, é frequentemente substituído pelo percolato, que desempenha o mesmo papel, com ação química similar, porém com mais um átomo de cloro no seu núcleo.

O percolato de potássio limita a habilidade da glândula tireoide humana em absorver os íons iodetos necessários à formação dos hormônios por ela secretados, diz o site. Baixas doses de percolato não causam danos e os fogos são “projetados” para incinerarem-se no ar antes de atingirem os solos. Entretanto, no Estado de Oklahoma, EUA, 14 horas após um espetáculo pirotécnico, foi encontrada uma concentração de percolato mil (1.000) vezes superior aos níveis normais, provando que, nem todo produto químico dos fogos é queimado no ar. (Fonte: Natural News)

Fogos de Artifício matam Pássaros e outros Animais

Os animais se assustam muito com o barulho de fogos e rojões, pois sua audição é muito mais sensível que a nossa. Muitos animais tendem a fugir do barulho e correm desorientados e sem destino. Fogem apavorados e acabam perdidos e/ou atropelados, outros na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias correntes. O vento se encarrega de levar a pólvora, a rios, lagos e ao mar, contaminando peixes e outros animais marinhos e terrestres. 

Alguns animais tem convulsões, há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, tamanho o pavor que sentem dos fogos. Pode ainda ocorrer que um animal mude completamente seu comportamento após passar pela tortura de ter seus tímpanos lesionados. Nos animais da fauna silvestre pode ainda ocorrer alteração do ciclo reprodutor e morte por stress.

Vide a tragédia que aconteceu em Campinas/SP;

Seis Cavalos Morreram Depois de Fugir dos Fogos de Artifício soltos em um Rodeio

 

periquitos-mortos-fogos

E pasmem em pleno Amazonas, em um condomínio de luxo onde mora o Governador do estado,  mandou que as palmeiras imperiais que são o único lar dos pássaros e periquitos, fossem derrubadas, e depois de uma das inúmeras festas que lá ocorrem, uma chuva de fogos de artificio que durou uma hora e aterrorizou as aves que jaziam dormindo no local de sempre, e que depois morreram. A reportagem é do UOL e as fotos são de Nete Moura, que em e-mail informou a minha amiga Erika Schloemp que há mais de 3000 pássaros ali.

Grandes Capitais Mundiais tem proibido a queima de fogos de artifícios, em eventos devido aos malefícios já conhecidos e também porque os shows de luzes a laser além de serem mais econômicos são também ecologicamente corretos.

Em vista da recente tragédia ocorrida em campinas, parece-me que alguns já se deram conta que é possível comemorar sem agredir a vida de nenhum ser vivo. Em sua página no facebook a Sociedade Hípica de Campinas, postou a seguinte nota:

O SHOW PIROTÉCNICO TRADICIONAL DA FESTA JUNINA SERÁ SUBSTITUÍDO POR UM SHOW DE LASER LINDO E MULTICOLORIDO..A MEDIDA FOI ADOTADA EM RESPEITO AOS CAVALOS ESTABULADOS NO CLUBE, QUE ENTRAVAM EM PÂNICO COM O BARULHO DA QUEIMA DE FOGOS.

shc

 

Fogos de Artifício e o Trabalho Escravo e Infantil

A cidade de Santo Antônio do Monte na Bahia é considerada o 2º maior polo mundial de produção de fogos de artifício, sendo a pirotecnia a principal atividade econômica da região.

Entretanto, o trabalho na indústria pirotécnica tem suscitado sérias preocupações das entidades sindicais e dos pesquisadores, bem como dos trabalhadores e suas famílias. Os acidentes de trabalho nesse setor são, geralmente, fatais ou mutilantes, havendo, ainda, registros de doenças relacionadas ao trabalho. Por isso, neste estudo almejou-se analisar as repercussões do processo de produção de fogos de artifício sobre a saúde e segurança desses trabalhadores. Os estudos da Psicopatologia do Trabalho e da tradição francesa de análise ergonômica constituíram as principais referências deste estudo. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se uma estratégia metodológica pluridimensional, que reuniu e articulou dados estatísticos, empíricos (fatos clínicos, relatos, observações) e documentais. Os resultados revelam que os trabalhadores estão sujeitos a acidentes decorrentes do exercício de funções para as quais não foram adequadamente treinados, bem como a uma atividade penosa e nociva, geradora de lesões por esforço repetitivo (LERs) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. (Fonte: Scielo)

As mulheres que trabalham nesse setor também enfrentam o assédio sexual praticado por prepostos dos empregadores.Na china e na Bahia, são as crianças que colocam a pólvora e os compostos dentro dos tubos, devido a terem os dedos pequenos.

Revoltante também nessa queima de fogos irracional, é que muitos governantes pagam isso com o dinheiro público, para iludir a população com luzes, explosões, cores, sem no entanto consultar os contribuintes, que com certeza iam preferir usar o dinheiro que não é pouco em outras melhorias.


fogos-vida

6 de jun. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário