4 de ago. de 2014

Depois de ficar no ‘espaço improvisado’ durante 15 meses, a Elefanta Lady,  ‘Cansou de tanto esperar’, e  destruiu parte da estrutura do local que a abrigava, incluindo a cerca elétrica de proteção e foi dar uma volta pelo Parque Arruda Camara em João Pessoa/PA, conhecido por Zoo da Bica.

lady1

Especialistas explicaram, que apesar de dócil, o animal reagiu dessa forma por conta do estresse a que estava submetido, principalmente pela falta de condições do local.Os frequentadores tomaram um grande susto e o zoo foi evacuado e acabou fechando mais cedo em abril deste ano.

Em 11 de abril de 2013, a prefeitura informava em seu site, que a elefanta estaria à disposição da população para visitas num período de três meses, ou seja, em julho daquele ano. Em 27 de abril do mesmo ano, a prefeitura distribuiu release com a imprensa, informando que a estrutura para o recinto de Lady já estava sendo construído e reafirmando o prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos.

Depois de quase um mês da previsão inicial para a chegada de Lady em seu recinto definitivo, a prefeitura anunciou que o animal seria transferido para a Bica, mas que passaria por um período de adaptação de quatro meses num cativeiro provisório até que fosse relocada.

No final do mês de fevereiro, mais uma nota da Secom do município, desta feita, informando que o prazo para conclusão das obras seria o mês de março, após readequações que seriam feitas no projeto.

Após o episódio, a prefeitura lançou mão de novo comunicado em 24 de abril para reforçar o cuidado e zelo que dispensava à elefanta, e que precisou alterar o planejamento da obra. Desta vez, um novo prazo não foi divulgado. Esta foi a última vez que a prefeitura se reportou ao assunto em seu site.  Apesar do aparente ‘esquecimento’ da população, o assunto já rendeu bons questionamentos nas redes sociais. A prefeitura por enquanto aposta no silêncio e no esquecimento dos pessoenses para não se pronunciar até que a obra esteja definitivamente pronta, mas com certeza, a pobre elefanta não esquecerá jamais de tamanho desrespeito, afinal elefantes são seres de privilegiada memória.

A reportagem de Alexandre Freire – MaisPB, tentou contato com a direção da Bica, no começo de Julho, mas não obteve resposta….

Entretando já no dia 15/07, Lady pode esticar as pernas no recinto novo um espaço com quase 2 mil metros quadrados. O local oferece área para banho de sol, caminhadas, tanque, ambiente para cambiamento e, caso o animal não queira se expor, uma área de escape, revestida em madeira para garantir condições climáticas ideais e também privacidade e sossego.

A construção do novo ambiente seguiu orientações da ONG norte-americana Global Sanctuary for Elephants e foi aprovado por especialistas, obedecendo às regras da legislação ambiental, conforme informações do Portal do Correio. A nova casa foi projetada de maneira que os visitantes da Bica possam apreciar Lady sem interferir na qualidade de vida dela, preservando uma distância que oferece segurança, tanto para o visitante, quanto para o animal.

Já página do Correio Verdade em 30/07/14, a internauta Valeria Cavalcante deixou a denúncia

Oi boa tarde !! quero fazer uma denuncia sobre a bica (parque arruda câmara ) os animais lá parece q passa muita fome se vc for ver o leão e a leoa gritam de fome só couro e osso a elefante já esta mais magra fui falar lá com um dos funcionários sabe o q me responderam q ele comem bem eu disse, não é o q amostra os ossinhos dele não tinha nem agua pra eles beber e onde ficar os jacarés e tartarugas um catinga tão grande de agua podre muito abandonado lixo !! horrível vc leva seu filho pra ver os animais com fome !!

Leia Também:  O Caso da Elefanta Lady de 43 anos

 

4 de ago. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário