22 de set. de 2014

22 de setembro é o Dia Mundial do Rinoceronte (World Rhino Day). A data foi criada pelo WWF da África do Sul com o objetivo de destacar os esforços para a conservação das cinco espécies da família Rhinocerontidae encontradas no planeta, desmascarar os mitos e diminuir as demandas pelos cornos dos animais.

WorldRhinoDay

No twitter a campanha de conscientização se destaca com as hastags #WorldDayRhino e #SaveTheRhino.

Com tamanho avantajado, pele grossa e cornos poderosos, os rinocerontes são gigantes encouraçados que habitam as savanas da África e as planícies pantanosas da Ásia. Possuem uma dieta baseada em grama, caules, arbustos e folhas que são consumidos em grande quantidade todos os dias. Apesar de serem considerados agressivos – eles podem atacar para expulsar um intruso – geralmente são animais tímidos.

Infelizmente, seus cornos , compostos de queratina (mesma substância que encontramos em nossas unhas e pelos), são utilizados na medicina asiática tradicional há mais de dois mil anos para o tratamento de inúmeras doenças. No entanto, os raros estudos realizados ao longo dos últimos 30 anos, sobre as propriedades medicinais da estrutura, se mostraram inconclusivos. Recentemente os cornos também começaram a ser usados para a tratamento do câncer, mesmo sem artigos publicados que comprovem as propriedades anticancerígenas. Outro problema ocorre em alguns países do Oriente Médio, onde os cornos são usados na confecção de cabos ornamentados de adagas cerimoniais.

Com o objetivo de impedir a ação dos caçadores, algumas reservas cortam os cornos dos rinocerontes (eles demoram dois anos para crescer novamente). Os críticos dizem que a prática deixa os animais vulneráveis a predadores naturais. Os defensores alegam que a ausência da estrutura afasta os caçadores e reduz a quantidade de rinocerontes mortos por ferimentos em disputas por territórios e parceiros.

Segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), três espécies são consideradas criticamente ameaçadas de extinção, uma vulnerável e a outra quase ameaçada. Nada mais justo do que um dia para lembrar da importância desses gigantes para o planeta.

O WWF destaca-se na luta pela conservação dos rinocerontes com o Programa Rinocerontes Africanos (African Rhino Programme) e com estratégias de conservação para os rinocerontes asiáticos. Clique nos links e ajude a salvar estes gigantes encouraçados.

22 de set. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário