Prezada Marli, com relação ao seu post sobre a Inexistência de uma Declaração Universal dos Direitos Animais, entrei em contato com a UNESCO sobre este assunto e aqui segue a resposta deles (Frank Alarcón)

Caro M. Alarcón

Obrigado pela sua mensagem.

De fato, a UNESCO não aprovou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Esta declaração foi adotada em Londres pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais (hoje: Fondation Droit Animal, Ethique et Sciences), em setembro de 1978, e proclamou em Paris, em 15 de outubro de 1978 pela liga acima em uma reunião que foi realizada em um edifíco da UNESCO.

Por favor, encontrar o link para o site da fundação aqui: http://www.fondation-droit-animal.org/menu.htm

No entanto, parece que a UNESCO teve duas oportunidades a considerar a questão:

1. Como parte de um comitê internacional em animais de laboratório. Por favor, consulte este documento como um exemplo do trabalho: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001489/148990fb.pdf

2 Em resposta a um pedido do "Federacion Mundiale Protectora de Animales" em relação com a Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (1958). Por favor, envia os documentos relevantes da sessão 49 do Conselho (anexo III).

Temos três registros em conexão com as relações oficiais entre a Federación Mundial (WFPA) e UNESCO. Os registros vêm sempre da unidade da UNESCO de relações com as ONG. Você vai em anexo, um exemplo das cartas trocadas. No entanto, a UNESCO não mantém relações oficiais com essa organização. Não há registro de correspondência entre a Liga (autor da Declaração) e da UNESCO, mas você também envia a referência ao seu encontro no calendário de conferências e reuniões para 1978.

Permanecemos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Cumprimentos

A. Coutelle

Alexandre Coutelle

Arquivos e Registros Unidade de Gestão

UNESCO - MSS / BKI / ISS / ARC

A. Coutelle