18 de nov. de 2011

 

Reflita

O número de casos de animais perdidos que vemos nos sites e nas redes sociais, parecem se quadruplicar a cada dia que passa, e é mais impressionante ainda o número crescente de roubos de animais nas suas mais variadas formas.

- O assaltante me mandou sair do carro e foi embora com o animal!

- Ele correu para a rua quando o pedreiro entrou!

Furtados porque estavam na garagem da casa ou presos fora de algum estabelecimento comercial onde a entrada de animais é proibida, ou então roubados junto com o automóvel ou sequestrados junto com o roubo de imóveis.

seu_pet_sumiu

Julie, roubada no assalto a casa - Esse foi o caso da Julie, uma York Shire de 4 aninhos. No dia 04 de agosto a casa foi invadida por ladrões, dentro da residência só estava Julie, era uma quinta-feira e todos estavam trabalhando. Os ladrões levaram tudo o que puderam carregar inclusive a Julie.Cartazes e faixas de procura-se por Julie, foram espalhados pelos bairros próximos, apelos correram a internet, todos contendo o telefone da casa de Julie, pois tínhamos a esperança de que ela tivesse fugido enquanto os ladrões entravam e saiam levando o que queriam.

Dois meses após o desaparecimento de Julie, alguém ligou dizendo que estava com Julie e pedindo R$ 1.000,00 para devolve-la, dizendo que ela estaria numa determinada favela de São Paulo. A voz masculina que ligou queria que fossemos até a favela, levar o dinheiro para devolver a Julie, mas conseguimos combinar o encontro no estacionamento de um hipermercado para o mesmo dia.

Na hora marcada e nas horas que seguiram, ninguém apareceu, nem com a Julie, e nem para pegar o dinheiro ou deixar algum recado. Nos dias seguintes ninguém ligou. Nesses meses todos ninguém mais ligou. Nunca saberemos se a pessoa estava realmente com a Julie, ou se tratava de um trote ou um golpe para obter dinheiro da dor e do desespero de quem tem um animal desaparecido. Patricia a mamãe de Julie, ora todos os dias pela volta de sua filhota.

Bóris, o schnauzer que desapareceu em exatos 20 minutos - Pelo vídeo gravado pela câmera de segurança, a agonia e o desespero do pequeno cão que por um descuido do caseiro o deixou para fora da casa. O cãozinho que mora em apartamento, estava na casa provisoriamente, porque uma pessoa da família estava hospitalizada, fazendo com que todos revezassem idas e vigílias ao hospital, e que poderiam fazer com que Bóris ficasse sozinho por dias, motivo pelo qual Bóris foi levado a casa da serra.

Pelo vídeo vemos milagrosamente Bóris escapar de ser atropelado algumas vezes quando ele tentava chamar a atenção dos carros, achando que algum deles iria abrir a porta da garagem para ele entrar. Cansado Bóris se deita em frente a casa, e um carro para e pega o Schnauzer da calçada. Faixas e cartazes com o telefone da residência também foram espalhados pela região, mas em quinze dias ninguém ligou para devolver o cachorro. Somente depois que me empenhei em falar com inúmeros vizinhos da extensa avenida é que descobri uma outra câmera de segurança que gravou a chapa do carro que levou o Bóris, para conseguir chegar ao endereço onde o cão estava sendo mantido e traze-lo de volta a sua verdadeira família. Bóris é o cãozinho das netas do diretor da empresa onde eu trabalho.

Perigo para Humanos e Animais

Nem Julie e nem Bóris eram castrados, o que significa que poderiam ser obrigados a viver uma vida de privação e de confinamento para procriarem infinitamente para a ganância de seus captores. E portanto com pouquíssimas chances de serem devolvidos por pessoas inescrupulosas que vislumbrariam mais ganhos em ficar com eles, do que numa recompensa para devolve-los.

Isso também sem contar no perigo que é colocar um telefone celular ou de residência na internet, onde qualquer pessoa pode ligar tanto para avisar do aparecimento do animal, como para passar um trote, ou também aguardar o momento certo para praticar outras malvadezas, e se inteirar da vida da pessoa para praticar ainda outros delitos.

A Prevenção

E foi pensando no que ocorreu com o Bóris e ainda procurando pela Julie, é que me empenho em conscientizar as pessoas que mantém animais de estimação, que se antecipem e que redobrem os cuidados com os seus animais e consigo mesmas, pois essas situações podem acontecer e estão acontecendo com mais e mais frequência.

Manter os animais com identificação dentro e fora da residência é imprescindível, já que 80% dos desaparecimentos ocorrem de dentro do lar do animal. Muitas pessoas adquirem coleiras pesadas, com enfeites, e as removem dentro do lar, por saberem que seu uso contínuo acaba sendo desconfortável. Muitos optem por gravar medalhas com somente o nome do animal, e outros optam por colocar o número de celular na gravação.

cachorro perdido

Quando o animal desaparece ou é sequestrado, muitos optam por somente colocar o e-mail nos cartazes de procura-se, supondo que quem vir o animal nesta ou naquela rua, vai lembrar do endereço de e-mail que viu dias atrás na internet, se é que a pessoa tem ou olha esse tipo de coisa na internet.

Muitos já microchiparam seus animais, a infelicidade é que poucas pessoas terão o trabalho de avistar um animal na rua e leva-lo até um lugar que tenha um leitor de microchip para descobrir se o animal tem microchip, e dai com esse dado, procurar o responsável cadastrado nele.

Sugestões

Baseada na minha experiência de tantos anos fazendo e divulgando cartazes de procura-se animais perdidos, sugiro que as pessoas procurem seus veterinários não só para castrarem seus animais, garantindo que se estes se perderem, ou se forem furtados/sequestrados, terão uma chance a mais de serem devolvidos, e que não serão escravizados, em algum canil de fundo de quintal para procriarem, até que morram de fome ou de exaustão, e que também podem combinar com o veterinário, de colocar o telefone do consultório dele na identificação de uma coleira confortável que o animal use ininterruptamente.

É claro que isso não garante 100% de tranquilidade aos tutores, afinal nem todo consultório veterinário trabalha 24 horas para atender um telefonema dizendo que achou este ou aquele animal.

A maioria das pessoas que tem animais de estimação, só tem contato com ativistas e protetores de animais, quando perde seu animal e precisa de ajuda na divulgação ou quer saber se o animal foi resgatado. Ai é que percebe o quando ignorava do sofrimento dos animais nas ruas, do abandono e dos maus-tratos a que eles são submetidos.

vira_lata

Foram todos esses motivos que me levaram a fazer campanha e a vender a “Max Identidade”. Uma medalhinha onde de lado ela é azul escrita MAX, e do outro lado ela possui um número “111111”, e com o texto => “me achou comunique para maxidentidade.com.br para 0800-7258575”.

Tanto o formato, como a cor da medalha, a evidenciam, mesmo para quem vê o animal de relance, tornando-a um chamariz para que a pessoa queira saber o está escrito nela. A facilidade de uma ligação gratuita para o número 0800, e que atende 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, traz mais segurança ao tutor do animal, que não terá seus dados divulgados na internet e que nela permaneceriam se seus dados fossem divulgados, traz facilidade para as pessoas comunicarem que acharam o animal que acabaram de encontrar, e que automaticamente divulga o caso do desaparecimento do animal para os protetores, ONGs da região e todos que se cadastrarem para receberem comunicação de desaparecimentos de animais.

Ajudando quem ajuda

Como se só isso não fosse o bastante, a Max Identidade, assumiu um compromisso social de doar 1 quilo de ração a cada medalha vendida aos protetores e as ONGs, que participem do programa em busca dos animais desaparecidos.

flor_maxid

Além dos cuidados diários com seus animais de estimação, zelem e tomem providências antecipadas para o caso deles desaparecerem. Castrem seus animais evitando que estes possam ser escravizados por alguém, e identifiquem e mantenham seus animais identificados mesmo dentro de casa, com identificações seguras para eles e para você, e lembre-se que há muitos animais nas ruas precisando de resgate e que haverá sempre um ou uma protetora de animais ou uma ONG, precisando do seu auxilio, da sua contribuição, da sua doação. 

 

A busca por Julie continua, se você souber o paradeiro dela, por favor entre em contato.

julie_procura_se

Postagens relacionadas

http://muralanimal.blogspot.com/2011/08/sp-julie-desaparecida-desde-o-assalto.html

http://muralanimal.blogspot.com/2011/09/boris-schnauzer-o-resgate-do-resgate.html

http://muralanimal.blogspot.com/2011/09/boris-desapareceu-em-20-minutos.html

18 de nov. de 2011
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário