6 de nov. de 2013

A mania fotográfica que invadiu a internet e que retrata o 'cão-envergonhado', pode parecer um pouco de diversão no mundo virtual, mas veterinários e especialistas em bem-estar animal discordam. Eles afirmam que isso mina a dignidade dos animais de estimação, os veterinários dizem que os cachorros estão infelizes e com um olhar aterrorizado.

cão_envergonhado

Os veterinários afirmam ' envergonhar um cão pode realmente causar estresse para os animais envolvidos e prejudicar a sua saúde".

Eles afirmam que o "olhar de culpado" dos animais, são realmente medo ou ansiedade e com isso as pessoas estão destruindo a dignidade do seu animal de estimação.

c5

Caroline Kisko, secretaria do Kennel Club que estudou várias fotografias ' cães envergonhados', disse ao Site Telegraph: "A ideia de envergonhar um cão é um disparate.  "Os cães não gostam de ser ridicularizados e podem, sem dúvida, ligar para isso. Então, por que você faria isso com seu animal de estimação? Você não vai zombar de sua família ou de seus amigos assim, então por que zombar do seu cão?

"Pode ser um pouco de diversão, quando é mantida a um nível razoável, mas as pessoas estão levando isso longe demais e isso deixa de ser engraçado para o cão, pois passa a constranger o animal.

c2

Os cães têm um nível de dignidade e não queremos minar isso. Eles são destinadas a ser uma companhia, não uma piada. " As fotos mais divulgadas tem dizeres do tipo 'Cão envergonhado por destruir coisas'.

Embora muitos donos de animais diriam que este é um comportamento típico de um cão, os especialistas sugerem que isto poderia de fato ser um sintoma de estresse ou problemas de saúde subjacentes.

O Professor Peter Neville, do Centro de Etologia Aplicada Animais de Estimação, disse ao jornal Daily News, que os donos que acreditam que seu animal deve ser capaz de sentir culpa por suas ações são provavelmente porque o fato de fazê-los se sentirem ameaçados quando são recriminados por mais de uma contravenção.



c1
c4

Ele disse que os proprietários que insistem em envergonhar seus animais de estimação corriqueiramente podem causar "um grave ou até mesmo um estresse crônico a esses", com isso os animais podem desenvolver  depressão e baixa imunidade, um cão infeliz é simplesmente uma relação deteriorada entre o pet e seu dono.

Os alertas foram dados depois de um estudo feito por uma indústria farmacêutica veterinário,  que cita que a maioria dos donos não sabem interpretar os sinais de seus cães, e que apesar dos cães estarem expressando "medo", as pessoas dizem que os cães estão se sentindo "culpados".

Fonte: DailyNews

Veja o vídeo com uma coletânea de cães envergonhados e tire as suas próprias conclusões.

6 de nov. de 2013
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário