26 de set. de 2014

“O amor é uma linguagem que o surdo consegue ouvir”. #PensamentoAnimal

Silvia Rodrigues Coelho, é deficiente auditiva, e viu um anúncio de doação do animal na rede social,  e se interessou em adotá-la. Foi então que recebeu a informação de que se tratava de uma adoção especial; a Pit Bull era surda.

surdo

Para Luiz, a relação da esposa com a cadela é considerada a prova de que nada é impossível para os seres humanos e para os animais. “Foi um presente surpreendente que construiu na base da paciência e isento de qualquer preconceito”, afirma.

“Aos poucos, as duas foram se conhecendo e se entendendo. Hoje em dia, a pit bull obedece só aos comandos da Silvia com o uso de sinais. É uma relação única, composta de muito carinho e paciência. É como se a cadela entendesse que a Silvia possui a mesma deficiência que ela”, relata o marido.

O companheiro de Silvia contou ao G1, que a relação da esposa com a cadela teve início em uma página de adoção de animais abandonados em uma rede social, há cerca de um ano e meio. Silvia viu a pit bull de cor branca à espera de uma família, mas ao ser informada de que a cadela tinha problemas auditivos, despertou a vontade de adotá-la.

“Foi tudo muito inesperado e surpreendente encontrar uma cadela surda. Mas a Silvia não descansou até conseguir a adoção. Eu acho que foi uma das melhores decisões que tomamos”, comenta.

Juntas há 1 ano e meio, a cadela aprendeu a linguagem de sinais e obedece a todos os comandos que lhe são dados.

Ao trazê-la para casa, Luiz conta que o animal estava um pouco assustado, mas Silvia se prontificou a ensinar a linguagem de sinais para a pit bull, que aprendeu comandos básicos, como sentar, sair da sala, não morder, não fazer xixi em determinados locais, entre outros, contribuindo com a convivência entre a família e a cadela.

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.

26 de set. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário