5 de nov. de 2014

Um jovem elefante foi libertado de uma situação difícil após cair em uma vala de irrigação em Kaziranga na Índia. O elefante de 10 anos de idade, havia ficado entalado de tal forma que era impossível para ele se endireitar-se - mas, felizmente, as equipes de resgate logo chegaram para ajudá-lo a voltar a ficar em pé para se reunir com sua família.

Jovem Elefante passa a noite preso em vala de irrigação

Depois de receber a notícia que o filhote havia caído, uma equipe do  Centro de Reabilitação e Conservação da Vida Selvagem e do  Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal(IFAW) correu para o campo onde ele tinha sido encontrado.

"Ele estava lutando para se mover e gritava com sua tromba, claramente uma demonstração de dor",  escreve o IFAW Rupa Gandhi Chaudhary . " Acredita-se que o jovem elefante ficou preso na noite anterior, quando a manada tentou esgueirar-se para o campo de arroz nas proximidades, e de alguma forma este poderia ter caído na vala da plantação de chá."

( YouTube / IFAW )

Um veterinário deu ao elefante analgésico para aliviar a dor e acalmar seu contorcionismo, e depois a equipe começou a trabalhar. Usando pás e enxadas, eles cuidadosamente alargaram o fosso em torno do animal para lhe dar mais espaço para virar e encontrar um ponto de apoio.

"Nós não perdemos a esperança", escreve Chaudhary.

( YouTube / IFAW )

Depois de cerca de uma hora de escavação, o filhote foi finalmente capaz de levantar e sair para fora da vala.

"Algumas pessoas bateram palmas de alegria ao ver o animal salvo", escreve Chaudhary."Todos nós ficamos a uma distância segura do animal para facilitar a sua saída da vala."

( YouTube / IFAW )

Embora ele estava compreensivelmente esgotado após o longo calvário, o espírito do jovem elefante, ainda tinha energia suficiente para se envolver em um breve "perseguição simulada" com um dos seus salvadores antes de se aventurar de volta para a floresta para se reconectar com sua manada.

Como a expansão agrícola continua a fragmentar o 'habitat na Índia, os conflitos entre espaços com os seres humanos tornaram-se uma das maiores ameaças ás espécies . Felizmente, o trabalho da IFAW e de outras organizações de conservação ajudam a espalhar a palavra de que vale a pena lutar para salvar os animais.

Assista todo o resgate elefante abaixo:

 

5 de nov. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário