8 de jan. de 2015
Akila, o gato Sphynx de 6 anos de idade desapareceu de sua casa, quando essa foi assaltada em uma noite gelada.
O animal milagrosamente sobreviveu ao calvário que foi submetido durante a noite horrível que o deixou gravemente ferido. Após vários avistamentos por vizinhos, sua tutora finalmente encontrou Akila no início da manhã dessa quarta-feira, encolhido por entre nos arbustos quatro casas abaixo da sua, com uma flecha perfurando-lhe a testa.
Tremendo de medo, Akila saiu correndo num primeiro momento, mas, depois, reconheceu a voz de sua mamãe humana, e voltou correndo para seus braços.
Nos braços de Tyra Bulluck, o gato Sphynx foi levado às pressas para ao veterinário, e sedado para passar pela cirurgia, para remover a flecha que quase matou Akila.
"Foi apenas uma questão de sorte, pois se tivesse sido um milímetro a mais ou a menos - o gato teria morrido", disse Karen Hubby, do Hospital de Animais de Tampa ao Daily News.
Akila já está em casa se recuperando da operação de 45 minutos, e não deverá ter quaisquer sequelas de audição, já que a seta também rasgou sua orelha.
A polícia informou que tentará obter impressões digitais na flecha, para rastrear quem é o responsável por disparar contra o gato.
O suspeito vai enfrentar acusações de crueldade contra animais.
"Eu não posso acreditar que um ser humano é capaz de fazer isso", disse Bulluck. O gato faz parte da família desde que era um filhotinho, e descreve-o como simpático e falador.
Nota do Mural Animal: O gato Sphynx, não é fruto de manipulações genéticas. O gene responsável pela sua nudez é a alopecia hereditária e é recessivo. Em 1966 uma gata que vivia em uma fazenda em Ontário no Canadá, deu a luz a uma ninhada, e um dos filhotes nasceu totalmente nu. Na ninhada seguinte voltou a acontecer o mesmo, foi então que estes gatos deram origem a uma nova raça, e que começaram a ser chamados "Moon's Cats" (Gatos da Lua), em seguida de "Canadian naked" ou Canadense Nu, e finalmente como nome que tem atualmente ‘Sphynx’ que significa ‘esfinge", por lembrar o monumento egípcio.