16 de jan. de 2014

O macaco-preto-de-crista  é um primata endêmico da Indonésia, ou seja, não existe em mais nenhum outro lugar do planeta, e está ameaçado de extinção. Os principais fatores que o levaram a esta classificação são a caça para consumo e outros fins, e o desmatamento de áreas onde vive para dá lugar a agricultura e exploração de madeira.

Macaco-Preto-de-Crista em Perigo

Os pelos na cabeça são diferenciados, formam um tufo de cabelos que dão a impressão de ser uma crista, daí se deu origem ao seu nome. Vive em grupos de 5 a 25 indivíduos, e no geral é uma espécie pacífica que exibe cuidados uns com os outros.

O renomado fotografo da natureza e vida selvagem Simone Sbaraglia, foi quem tirou as fotos. Seu trabalho com animais e ecossistemas tem diversos artigos publicados em várias revistas internacionais.

Inclusive essa série de fotos dos macacos-pretos fizeram com Simone Sbaraglia se tornasse o vencedor do Prêmio de Melhor Fotografia da Natureza 2013, no quesito Espécies Ameaçadas.

Sbaraglia, escreveu em seu facebook: “Os macacos pretos estão criticamente em perigo devido à caça ilegal e a perda de habitat. Passei três semanas fotografando esses primatas incríveis, seguindo os macacos até que eles aceitaram a minha presença. Curiosos por natureza, eles começaram a me explorar e alguns dos macacos se aproximaram e começaram a naturalmente sentar no meu colo e me abraçar enquanto eu fotografava. Espero que minhas imagens possam aumentar a conscientização sobre o futuro deste raro primata na iminência de extinção." (Simone Sbaraglia)

Para mais informações sobre Simone Sbaraglia visite www.simonesbaraglia.com .

16 de jan. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário