10 de jan. de 2014
Prevendo que Blackfish vai ganhar o Oscar de melhor documentário, preparei algumas postagens sobre o assunto em questão. A orca, é o membro de maior porte da família dos Golfinhos (ordem dos cetáceos).
A designação "baleia-assassina" não é a mais correta por ser uma tradução direta do inglês "killer whale" (que resulta em um erro na tradução; já que o termo original significa "assassina de baleias"), e pelo fato do animal não ser uma baleia, e sim se alimentar de outros animais marinhos como as baleias.
A ordem dos cetáceos (da classe dos mamíferos) é dividida em dois grandes grupos: o grupo dos cetáceos com dentes (Odontocetos) e o grupo dos cetáceos sem dentes (Mysticetos).
No grupo dos cetáceos com dentes, temos, por exemplo, a orca, os golfinhos e botos, o cachalote, o narval e a beluga. Por se alimentarem de peixes, lulas e até mamíferos marinhos (no caso da orca), as espécies desse grupo precisam dos dentes para segurar essas presas, que encontram através da ecolocalização.
No grupo dos cetáceos sem dentes é que estão as baleias. Elas não têm dentes, mas possuem as famosas barbatanas (cerdas bucais) que peneiram e retêm o alimento engolido (zooplâncton e pequenos peixes e crustáceos) em grandes goladas de água na superfície.