31 de ago. de 2015
Ric O'Barry, o ativista e protagonista de “The Cove”, que ganhou o Oscar de melhor documentário em 2010, foi preso as 20:30 de hoje pelas autoridades japonesas. O documentário mostrou ao mundo o massacre de golfinhos que acontece em Taiji, cidade costeira do Japão.
Imagem-montagem do Mural Animal Blog
O’Barry que é também o fundador do Projeto Golfinho foi preso na cidade de Nachikatsuura/Wakayama, por suspeita de violar o regulamento do Controle de Imigração. Ele teria sido acusado de não ter um passaporte. De acordo com o ato, qualquer estrangeiro no Japão deve estar de posse de seu passaporte ou autorização de desembarque provisório durante todo o tempo que estiver no país.
Tanto a Embaixada dos EUA em Tóquio como o Departamento de Estado dos EUA foram contactados sobre a situação.
O'Barry, estava no Japão para protestar contra a matança anual de golfinhos, programada para começar amanhã (1 de setembro).
A caça aos golfinho acontece de 1 setembro - 1 março de cada ano em Taiji, no Japão.
Os golfinhos são mortos pela sua carne ou capturados e enviados para aquários para exibição em cativeiro.
Devido aos esforços de O'Barry, a caça tem recebido críticas internacionais devido a extrema violência e crueldade contra os animais, assim como a preocupação com a toxicidade de sua carne para os seres humanos.
Participe das manifestações no twitter contra a matança de golfinhos e pela liberdade de O’Barry com as hastags; #OBarryFreedom #DolphinProject #TheCove #Tweet4Dolphins #OpKillingBay #OpSeaWorld
Fonte: Dolphin Project